Fisioterapia Dermatológica & respiratória

Fisioterapia dermatológica e respiratória. Integrando ciência, saúde e bem-estar para você voltar a se sentir bem consigo mesmo.

Como funciona?

Essa especialidade visa integrar bem-estar, qualidade de vida, e saúde. A Fisioterapia Dermatofuncional é uma especialidade da fisioterapia que atua na prevenção, recuperação e promoção da saúde da pele. Esta área utiliza recursos e práticas que funcionam de forma integrada para promover a recuperação funcional do paciente, associando tratamentos que podem ser manuais, térmicos, elétricos ou fototerapêuticos, auxiliando no tratamento de muitas dermatoses como: psoríase; vitiligo; eczema atópico; hipomelanoses; prurido inespecífico;

– Pitiríases; urticárias; líquen plano; disidrose; esclerodermia; dentre outras patologias.

E em algumas áreas em estética, como: Acne, pré e pós-operatório, estrias e flacidez. Melhorando a autoestima e equilíbrio emocional do paciente.

A Fisioterapia Respiratória é uma especialidade que atua no tratamento das doenças que atingem o sistema respiratório, através de exercícios e/ou manobras manuais realizadas pelo fisioterapeuta. O tratamento visa auxiliar o paciente a respirar melhor, facilitando na expectoração das secreções, melhorando a entrada e saída de ar pelo sistema respiratório e reeducando o padrão respiratório.

Conheça os tipos de procedimentos oferecidos pela Alego Dermatologia:

A fototerapia é uma modalidade terapêutica que aplica exposições repetidas e controladas da radiação ultravioleta B de modo a induzir a regressão ou controlar a evolução de diversas dermatoses.

É indicada para tratamento de: psoríase; vitiligo; eczema atópico; hipomelanoses; prurido inespecífico; pitiríases; urticárias; líquen plano; disidrose; esclerodermia; dentre outras patologias.

Dentre as suas diversas ações, podemos destacar:

- Auxilia no controle do diagnostico, diminuindo o processo inflamatório existente na pele, amenizando os sintomas (coceira, ardor, dor, vermelhidão) e, consequentemente, auxiliando na cicatrização parcial ou total das lesões.

- Estimula a repigmentação das áreas afetadas (claras ou brancas).

Importante:

- Ressalta-se que a fototerapia não evita o aparecimento de novas lesões, sendo que a sua ação é sob as lesões já existentes.

- Para realização da Fototerapia é necessário encaminhamento médico.

- O número de sessões depende da extensão e do local da lesão, da idade e da resposta do paciente ao tratamento.

A limpeza de pele é indicada para todos os tipos de pele, para todas as idades, crianças e grávidas. Promove a higienização profunda da pele removendo as impurezas, comedões (cravos), miliuns, auxiliando no tratamento de pele e potencializando a ação dos produtos e/ou outros tratamentos como o peeling e laser prescrito pelo seu médico dermatologista.

Suas etapas são:

- Higienização: utilizamos leites de limpeza, sabonetes esfoliantes e loções tônicas;

- Emoliência: são utilizados produtos para facilitar a extração dos cravos, associados à máscara térmica;

- Extração: realizada manualmente ou com ajuda de extratores;

- Descongestiva: são utilizados produtos com ações descongestivas e calmantes;

- Fotoproteção: uso de filtro de proteção solar.

*Todos os nossos produtos são hipoalergênicos.

O equipamento induz a contração muscular através do estímulo de pontos motores.

É um tratamento indicado para flacidez muscular tanto da face como do pescoço, ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

É utilizado com um equipamento onde se acopla uma “caneta” com uma pequena agulha na ponta para estimular a estria em toda sua extensão, produzindo um processo inflamatório.

Indicado para a regeneração de estrias brancas.

O eletrolifting é indicado para o tratamento de rugas e linhas de expressão.

 Eletrolifting: equipamento com uma pequena agulha na ponta através da qual são realizados movimentos de deslizamento em todo o trajeto das rugas ou linhas de expressão, produzindo um processo inflamatório;

 

A drenagem linfática tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos, por meio de manobras que imitem o bombeamento fisiológico. Ela tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções.

Em consequência disso, tem-se: redução do edema, maior hidratação e nutrição celular, maior rapidez na cicatrização de um ferimento (em consequência de uma melhor irrigação sanguínea decorrente da diminuição do edema) e reabsorção mais rápida de hematomas e equimoses.